Conferencistas
 
bandeira canadá Eric McLuhan (Instituto Harris for the Arts)
Diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris, trabalhou durante longo período com seu pai, Marshall McLuhan, parceria que gerou a obra Leis de Mídia (1988). Pesquisador profundamente envolvido na exploração de meios de comunicação e ecologia. Suas publicações abordam os temas da mídia, comunicação, percepção, e literatura.
 
bandeira EUA Federico Casalegno (MIT)
Diretor do Laboratório de Experiência Mobile do MIT, pesquisa o impacto das tecnologias digitais em rede no comportamento humano e da sociedade. Seu interesse é na mídia interativa como promotora de conexões entre pessoas, informações e locais físicos usando tecnologia de ponta da informação.
 
bandeira EUA William Uricchio (MIT)
Diretor e professor do Programa de Estudos Comparativos de Mídia, analisa a interação entre as tecnologias de mídia e as práticas culturais, refletindo seu papel na (re)construção do conhecimento, representação e públicos. Pesquisa novas histórias dos "velhos" media (fotografia, cinema, telefonia, rádio, TV e novas mídias) e investiga as interações da cultura dos media e os seus públicos.
 
Bandeira França Jean-Bruno Renard (Universidade Paul-Valéry - Montpellier III)
Professor de Sociologia, pesquisa a sociologia do imaginário em três áreas principais: nas histórias em quadrinhos, nos diversos tipos de crenças, tais como paranormais, para-religiosas, supertições, científicas, extraterrestres, além da ficção científica, e nos boatos e "lendas urbanas" (ou narrativas boatos), ao qual ele dedicou livros e inúmeros artigos.
 
Bandeira França Georges Bertin (CNAM)
Sociólogo, antropólogo, pesquisa as questões que envolvem o imaginário urbano. Desenvolveu pesquisas sobre o imaginário da festa, também sobre o mito e a imaginação para a compreensão do social. Dentre suas publicações recentes, lançou uma obra que reflete sobre os imaginários do caminho de Compostela.
 
Bandeira Brasil Irene Machado (USP)
Com formação nas áreas de Letras e Comunicação, seu interesse de pesquisa é pela semiótica analisada sob o pretexto comunicacional. Atualmente desenvolve a pesquisa: "Performances dos diagramas argumentativos em textos comunicacionais" (2010-2013), sendo líder do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação.
 
Bandeira Brasil Vinicius Andrade Pereira (UERJ)
Formado em psicologia e Doutor em Comunicação, é pesquisador associado do McLuhan Program in Culture and Technology. Dentre seus interesses de pesquisa, destacam-se os estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, especialmente, a obra de Marshall McLuhan.

 

 
 
footer
Visitar site PPGCOM Visitar site Famecos Visitar site PUCRS